Base de Dados de Investigações Científicas sobre Cinema
Autor Título Instituição Tipo Ano
Jorge Manuel Neves Carrega 1948-1965: O Declínio do Paradigma Clássico e a Emergência do Maneirismo de Hollywood Universidade do Algarve Doutoramento 2014
Wiliam Pianco dos Santos A Alegoria Histórica nos Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira Universidade do Algarve Doutoramento 2018
Susana de Sousa Dias Abrir a história : a imagem de arquivo e o movimento desacelarado : um estudo teórico-prático a partir dos filmes Natureza Morta e 48 Universidade de Lisboa Doutoramento 2014
Joaquim da Silva A censura cinematográfica: sinopse comparativista da censura cinematográfica Britânica e Americana nos anos sessenta e setenta. Universidade do Minho Mestrado 1997
Christel Audrey Marie Henry A cidade das flores : pour une réception culturelle au Portugal du cinéma néoréaliste italien comme métaphore possible d'une absence Universidade de Lisboa Doutoramento 2002
Paulo Octávio Bezerra Leite A coexistência de Storytellings clássico e moderno: modelos e lições que desta podemos retirar para a escrita de argumentos em 10 obras seminais da cinematografia moderna europeia. Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2007
Sérgio Luís Ferreira Simão Taborda Taborda Acontecimento e Tempo. Sobre o trabalho da percepção em práticas do cinema e da instalação. Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2008
Marta Cristina Alves Pessoa Adaptações do real: a literatura neo-realista no cinema português. Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2009
Raúl Manuel Menino Avelar A Distribuição de Cinema Português no Espaço Europeu Universidade de Lisboa Mestrado 2013
Elsa Sofia Belchior Maurício A divina tragédia: sinais da cultura ocidental no filme Se7en de David Fincher Universidade de Lisboa Mestrado 2000
Mónica Sofia Pereira Lemos Gonçalves Coelho A exibição não comercial de cinema em Portugal: caracterização e análise da programação de alguns agentes culturais Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2017
Raquel Marques Carriço Ferreira A experiência da audiência das telenovelas em Portugal: um modelo a partir da teoria fundamentada em dados Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2011
Helena Sofia Miranda Brandão A fábrica de imagens: o cinema como arte plástica e rítmica. Universidade de Lisboa Mestrado 2009
Carla João Vieira Cunha Carneiro A fragilidade da natureza humana em "The Wings of the Dove" : leitura fílmica versus leitura do romance Universidade Aberta Mestrado 2006
Maria de Deus Cravo Pereira Martins Pais de Moura A guerra-fria : uma análise comparativa dos filmes "The Front" e "Dr. Strangelove" Universidade Aberta Mestrado 2007
Sebastião Brandão Miguel A Imagem Emancipada Universidade de Coimbra Doutoramento 2014
Tânia Sofia de Matos Antunes Ferreira Trindade A inter-relação da arte e da vida nas comédias de Woody Allen (1972-1998) Universidade de Aveiro Mestrado 2006
Ana Duarte Melo Alguém viu a minha vida por aí?: processo criativo Universidade Católica Portuguesa Mestrado 2001
Marco Alexandre Ramos de Azevedo Buinhas Marques A modernidade pelo olhar de Fritz Lang: a constituição de Metropolis (1927) como caricatura à cidade moderna Universidade Lusíada Mestrado 2000
Ana Catarina Santos Pereira A mulher-cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação Universidade da Beira Interior Doutoramento 2014
Ana Margarida da Costa Ribeiro A Narrativa Audiovisual: O Cinema e o Filme Publicitário Universidade do Minho Mestrado 2008
Paulo Jorge Rodrigues da Rosária Anjo Caído - Argumento para um telefime: processo criativo Universidade Católica Portuguesa Mestrado 2001
Ana Maria Pereira de Oliveira e Melo "Annie Hall" e "Manhattan" : Woody Allen e a cidade de Nova Iorque Universidade Aberta Mestrado 2007
Pedro Baranita Anti-heróis no Cinema Universidade Católica Portuguesa Mestrado 2015
João Mário Grilo A ordem no cinema : vozes e palavra de ordem no estabelecimento do cinema em Hollywood Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 1993
Vítor Manuel Reia Baptista A Pedagogia dos Media – A Dimensão Pedagógica dos Media na Pedagogia da Comunicação: O Caso do Cinema e das Linguagens Fílmicas Universidade do Algarve Doutoramento 2003
Ana Isabel Fernandes Miranda A pintura na obra fílmica de Manoel de Oliveira Universidade da Beira Interior Mestrado 2009
António Manuel Dias Costa Valente Aplicação e integração das "novas tecnologias" à produção de uma longa-metragem de desenho animado tradicional Universidade de Aveiro Doutoramento 2007
António Faria A produção cinematográfica como expressão da cultura portuguesa (1924-1949) Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2001
Diogo Alçada Quaresma Fernandes Tavares A Produção Cinematográfica no Contexto Académico Universidade Católica Portuguesa Mestrado 2012
Inês Sapeta Dias A Programação Cinematográfica - Ordem e afecção nas cartas brancas programadas na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2018
Rui Luís Alves Pereira Aromas nos cinemas : estudo exploratório do impacto de estímulos olfativos na perceção de qualidade e consumo de produtos em salas de cinema Universidade de Lisboa Mestrado 2012
Inês Domingues Serrano Arquitectura e cinema - metamorfoses: ritmos da cidade e tempo fílmico Universidade Técnica de Lisboa Mestrado 2001
Rui Carlos Medeiros Alvarenga Arquétipos femininos em adaptações fílmicas de O Primo Basílio Universidade de Aveiro Mestrado 2011
Tiago Resende Araújo Ferreira A Sala de Cinema Instituto Politécnico do Porto Mestrado 2014
Patrícia Ferraz de Matos As "Côres" do Império: Representações Raciais no Império Colonial Português Universidade de Lisboa Mestrado 2005
Maria Adelaide Antunes de Brito Coelho A selva: do romance de Ferreira de Castro ao filme de Leonel Vieira Universidade Aberta Mestrado 2007
Ana Sofia dos Santos Espinha Paiva As novas estruturas narrativas cinematográficas no cinema português : realidade ou utopia? Universidade Católica Portuguesa Mestrado 2015
Paulo Jorge Granja As origens do Movimento dos Cine-clubes em Portugal : 1924-1955 Universidade de Coimbra Mestrado 2007
Carlos Miguel de Sá e Melo Ferreira As poéticas do cinema: a Poética da terra e os rumos do humano na ordem do fílmico. Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2001
Maria Irene Ângelo Aparício A técnica da luz na pintura e no cinema (para uma ciência da imagem) Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2002
Mafalda Antunes A terminologia do cinema em português europeu: análise das estruturas mais produtivas Universidade de Lisboa Mestrado 2005
Paulo Renato Oliveira A tradição do filme documental e realista britânico dos anos 30 aos anos 70 Universidade de Aveiro Mestrado 2001
Paulo Filipe Monteiro Autos da Alma - Os guiões de ficção do cinema português entre 1961 e 1990 Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 1995
Mariana Bento Lopes Aveiro, um espaço com história no cinema: a produção cineclubista Universidade de Aveiro Mestrado 2015
Maria do Carmo Piçarra Azuis ultramarinos: propaganda colonial nas actualidades filmadas do Estado Novo e censura a três filmes de autor Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2013
Andreia Filipa Lázaro Sarabando Beckett on film : memória, repetição e o corpo Universidade de Aveiro Mestrado 2006
Anderson de Souza Alves Bruce Labruce e o cinema queer: entre teoria, arte e política Universidade da Beira Interior Mestrado 2017
Lucília Maria Rodrigues Gonçalves Didier Cabo Verde - na rota dos sons e dos ritmos do mundo Universidade Católica Portuguesa Mestrado 2001
Maria Helena Amaral de Pinho Camilo Castelo Branco na sétima arte : entre o amor e a perdição Universidade Aberta Mestrado 2002
Maria do Carmo Kattau Tiermo de Andrade Lopes Cartazes do cinema novo português Universidade de Lisboa Mestrado 2017
Filomena Antunes Sobral Castelos de Areia Universidade Católica Portuguesa Mestrado 2002
Nuno António Grilo de Oliveira Cinema de animação: metonímia americana Universidade Aberta Mestrado 2003
Maria Teresa Mendes Flores Cinema e experiência moderna Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1997
Ana Cabral Martins Cinema in the Age of Digital Technology: A New Architecture of Immersion Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2016
Virgílio António Couceiro da Cruz Nogueira Cinema. Narratologia. Jornalismo. Um travelling pela cultura cinematográfica Universidade de Coimbra Mestrado 2002
Fernanda Oliveira Santos Cinemas chineses – China continental, Taiwan e Hong Kong: história, nacionalidade e identidade Universidade do Minho Mestrado 2020
José Filipe Moreira da Costa Cinema total: a experiência cinematográfica e os efeitos espectatoriais a partir da filmologia Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2000
Afonso Quintã Cineteatros Angolanos. Tipologias 1932-75 Universidade do Porto Mestrado 2017
Ana Cláudia Cardoso Brás Cine-teatros: percorrendo a Beira Interior Universidade da Beira Interior Mestrado 2011
Vasco Diogo Comédias Cinematográficas dos anos 30-40 em Portugal: textos e contextos Universidade de Lisboa Mestrado 1996
Diogo Martins Marques Conservar, catalogar, mostrar : um olhar sobre o Arquivo da Cinemateca Portuguesa – Centro de Conservação (ANIM) Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2016
Vítor Hugo Santos de Brito Consumidores cinematográficos : perfis e comportamentos Universidade de Lisboa Mestrado 2017
Maria Aurélia Baptista Brissos Contributos para o estudo da linguagem do cinema Universidade de Lisboa Outro (favor especificar no campo das observações) 1959
Nelson Troca Zagalo Convergência entre o cinema e a realidade virtual Universidade de Aveiro Doutoramento 2007
Elisa Maria Gaudêncio Soares Cruz Filipe: viagem do tempo do cinema ao interior do tempo da pintura Universidade de Lisboa Mestrado 2002
Maria do Rosário Leitão Lupi Bello Da Narrativa Literária à Narrativa Fílmica. Amor de Perdição: um exemplo de transcodificação intersemiótica Universidade Aberta Doutoramento 2001
José Januário Guedes Pires David Lynch: a desconstrução não é uma destruição, a desconstrução é uma destruição - pela mão de Jacques Derrida Universidade de Lisboa Mestrado 2007
Marco André Pereira Campos Depressão e pessimismo no cinema de Lars Von Trier Universidade Católica Portuguesa Mestrado 2019
Pedro Sabino Rodrigues Baptista Deriva de um sistema visual : uma abordagem ecológica da experiência da aprendizagem do cinema Universidade de Lisboa Mestrado 2013
Cristina Maria Susigan Almeida Costa Campos Diálogos transdisciplinares em Girl with a Pearl Earring : a arte como representação da arte Universidade Aberta Mestrado 2007
Susana de Sousa Dias de Macedo Do inventário à invenção - cinema, arquivo, memória Universidade de Lisboa Mestrado 2005
Lénia Regina Brito Narciso de Oliveira Dom Roberto: Da ficção narrativa (quase) inédita ao fenómeno cinematográfico Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2008
Margarida Maria Fernandes Alegria Ferreira Do real ao imaginário no Argumento. Mafómedes, diz-se. Universidade Católica Portuguesa Mestrado 2002
Kelly Silva Do Short Film ao Visual Album - As Metamorfoses do Videoclipe na Cultura Digital. Universidade da Beira Interior Mestrado 2020
Alda Alexandra Pastor Barreto Sarmento Rodrigues Duas ou três coisas sobre cinema Universidade de Lisboa Mestrado 2008
Ana Sofia Meira Marques de Almeida Unkart Entre migração e marginalização: construções cinematográficas de espaços urbanos periféricos em Zona J e Gegen die Wand Universidade do Minho Mestrado 2009
Thiago Piccinini Entre o documento e a identidade: A representação dos novos luso-africanos em Li Ké Terra Universidade da Beira Interior Mestrado 2015
Marina Estela Graça Entre o olhar e o gesto Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2003
Frederico Lopes Escrita Teleguiada: Guiões para Audiovisuais Universidade da Beira Interior Mestrado 1998
Tiago Fernandes Escutar as paisagens: experiência sensoriais subjetivas e ressignificadas Universidade da Beira Interior Doutoramento 2021
Carlos Manuel de Almeida Figueiredo Espaço cénico no cinema : computação gráfica e representação Universidade da Beira Interior Doutoramento 2007
Paulo Viveiros Espaços densos - configurações do cinema digital Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2008
Maria do Carmo Piçarra Estado Novo e propaganda no cinema: o “Jornal-Português” de actualidades (1938-1951) Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2002
Edimara Lisboa Estranhas Angélicas: confluências entre Manoel de Oliveira e Lúcio Cardoso Universidade de São Paulo Doutoramento 2020
Markus Carpenter Estranhos à terra: o cinema de ficção científica de Jack Arnold Universidade de Aveiro Mestrado 2001
Fernando Jorge de Jesus Carrilho Estruturas de Produção do Documentário Português. Estudo de caso no Doclisboa – Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa Instituto Universitário de Lisboa Mestrado 2008
Edimara Lisboa Eterno Regresso: biografia como espaço de memória e reflexão. Portugal sobre-enquadrado por Manoel de Oliveira Universidade de São Paulo Mestrado 2013
Eduarda Silva Roxo E.U.A. e Hollywood : o desejo da projecção global Universidade Aberta Mestrado 2005
Rita de Brito Benis Fanny Owen: o argumento como estrutura de ligação entre a literatura e o cinema Universidade de Lisboa Mestrado 2008
Mark William Poole Film Noir e os filmes de Christopher Nolan Universidade de Aveiro Mestrado 2004
Susana Isabel Rainho Viegas Filosofia do Cinema: processos de criação de uma nova imagem do pensamento Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2012
Maria da Graça da Silva Lobo Formação de público para o cinema Universidade do Algarve Mestrado 1999
Jorge Seabra África nossa. O império colonial na ficção cinematográfica portuguesa (1945-1974) Universidade Católica Portuguesa Doutoramento 2007
José Bértolo Galeria de Espelhos: Figuras da Representação em François Truffaut Universidade de Lisboa Mestrado 2015
José Bértolo Galeria de Retratos: Figuras da Espectralidade em Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues Universidade de Lisboa Doutoramento 2019
Ana Francisca de A. R. de Azevedo e Silva Geografia e cinema: representações culturais de espaço lugar e paisagem na cinematografia portuguesa. Universidade do Minho Doutoramento 2007
Alfredo Taunay Colins de Carvalho Gênero e representatividade: Brasil e Portugal na rota do Cinema Queer Universidade da Beira Interior Mestrado 2016
Isabel Lança do Ó Ferreira da Matta Gritos Mudos: a Tetralogia Alien e Reflexões Sobre a Contemporaneidade Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2006
Vanda Isabel Pereira Martins História do cineclubismo em Portugal: o caso do Cineclube de Setúbal (1956-1962) Universidade de Évora Mestrado 2013
Marlene Monteiro Pires de Paula Hitchcock e a arte do assassínio. Filmes seleccionados 1945-60 Universidade de Aveiro Mestrado 2006
Patrícia Silveirinha Castello Branco Imagem, Corpo, Tecnologia – A Função Háptica das Novas Linguagens Visuais Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2009
Maria Fátima Ferreira Nunes Imagens das Migrações. Chineses na área metropolitana do Porto. Do ciclo da seda à era digital. Universidade Aberta Doutoramento 2009
Hugo Daniel da Silva Barreira Imagens na Imagem em Movimento. Documentos e Expressões. Universidade do Porto Doutoramento 2017
Casimiro Pinto Interações, experiência estética e construção de significado como experiência multissituada : um estudo etnográfico do contexto de prática de videojogos Universidade Aberta Doutoramento 2011
Salomé Lopes Coelho Jacques Rancière e Agnès Varda no intervalo entre cinema e política Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2013
Eduardo Paz Barroso Justificação e crítica do cinema português: anos 60 - anos 70 Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2002
Mickaël Robert-Gonçalves Le "Cinéma d'Avril": Approche historique et esthétique du cinéma d'intervention politique au Portugal (1974-1980) Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 Mestrado 2011
Fausto Cruchinho Dias Pereira Le désir amoureux dans Les cannibales de Manoel de Oliveira Université Paris 8 - Saint-Denis Mestrado 1993
Carlos Sena Caires Les Conditions du Récit Filmique Interactif. Dispositifs et Réception Université Paris 8 - Saint-Denis Doutoramento 2010
Tiago Baptista Lessons in Looking: The Digital Audiovisual Essay University of London Doutoramento 2016
Maria Laura Alves Correia Literacia para o cinema: projeto exploratório com crianças do 1º ciclo do ensino básico Universidade do Minho Mestrado 2014
Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso Literatura e Cinema: O Olhar de Jano. Vergílio Ferreira e o Espaço do Indizível Universidade de Coimbra Doutoramento 2007
Filipa Raposo do Amaral Ribeiro do Rosário "Love Streams" : para uma leitura de Opening Night a partir da obra de John Cassavetes Universidade de Lisboa Mestrado 2004
Cristina Gomes Ludismo, gamificação e realidade aumentada : desenvolvimento de recursos educativos na área das expressões multimédia Universidade Aberta Doutoramento 2016
Ana Paula Teixeira de Almeida Lugares e pessoas do cinema na Madeira: apontamento para a história do cinema na Madeira de 1897 a 1930 Universidade da Madeira Mestrado 2012
Carlos Alberto Barroso Capucho Magia, Luzes e Sombras: Uma perspectiva educacional sobre vinte cinco anos de filmes no circuito comercial em Portugal:1974 -1999 Universidade Católica Portuguesa Doutoramento 2005
Carla Alexandra Barbosa Afonso Cerqueira Making Amends: processo criativo Universidade Católica Portuguesa Mestrado 2002
Ana Luísa Miranda Barbosa Mapeamento e caracterização dos agentes culturais de exibição não comercial de cinema em Portugal: construção de um dispositivo metodológico Universidade do Porto Mestrado 2015
Marina Estela Graça Materialidade Expressiva (visual) do cinema de animação Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1989
Sérgio Dias Branco Melodies of the Visible: Diversity in Music Video University of Kent Mestrado 2005
Paulo Viveiros Memórias da (ir)realidade. Bill Viola e a desconstrução da "teoria ontológica" do vídeo Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1997
Maria do Céu Sérgio Ferreira Metamorfoses da violência em "The age of innocence", de Martin Scorsese Universidade Aberta Mestrado 2001
Jonas Almeida Braga Amarante Midas Filmes e a distribuição de cinema independente em Portugal: Estudo de caso Instituto Universitário de Lisboa Mestrado 2021
Milena Moreira de Araújo Motivação da audiência de Festivais de Cinema : estudo exploratório em Portugal Universidade de Lisboa Mestrado 2013
Luís Nogueira Narrativa Fílmica e Videojogos. Articulações e dissenções. Universidade da Beira Interior Doutoramento 2007
Telma Garcês Caramelo Mendonça Na sombra de Jekyll e Hyde: figurações de fim de século em Fight Club Universidade Aberta Mestrado 2005
Maria Irene Ângelo Aparício No reino da ilusão: a experiência lúdica das novas tecnologias Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1998
Carla Patrícia Silva Ribeiro O “alquimista de sínteses”: António Ferro e o cinema português Universidade do Porto Mestrado 2010
Carlos Canelas O Binómio Jornalista-Editor de Imagem na Produção Noticiosa Televisiva: causas e consequências Universidade de Aveiro Doutoramento 2013
Regina Lúcia Gomes Souza e Silva O Cinema Brasileiro em Portugal: Contexto e Análise da Crítica Acerca de Filmes Brasileiros publicada na Imprensa Lisboeta : 1960-1999 Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2006
Cláudia Ferreira Fernandes Moreira O Cinema chega às Escolas: a importância do Plano Nacional de Cinema Universidade da Beira Interior Mestrado 2017
João Paulo de Oliveira Cruz Mendes O cinema de Tarkovski: apresentação da realidade e infinito ético Universidade de Lisboa Mestrado 2001
Paulo Miguel Andrade da Cruz Martins O Cinema em Portugal: os documentários industriais de 1933 a 1985 Instituto Universitário de Lisboa Doutoramento 2010
Eduardo Geada O cinema espectáculo Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1986
Sílvia Vieira O Cinema Moçambicano de Ficção: 1975-2010 - Um Cinema de "Resistência". Universidade do Algarve Mestrado 2011
Victor Manuel Miranda Correia O cinema no Porto 1893-1935 Universidade do Porto Mestrado 1993
Frederico Lopes O Cinema Português e o Estado Novo: os cineastas portugueses e a figura da polícia Universidade da Beira Interior Doutoramento 2003
Maria Isabel Afonso de Amaral e Sousa O consumo dos filmes e os filmes de consumo Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1995
Alberto Manuel Vara Branco O contributo dos mass media (cinema, televisão e imprensa) no ensino da história: uma investigação no âmbito da formação dos conceitos de nacionalismo e revolução Universidade de Aveiro Doutoramento 1999
Tomás Mancino Von der Osten O despertar ficcional da história : o cinema como contratempo da historiografia Universidade de Lisboa Mestrado 2017
Manuela Penafria O Documentarismo do Cinema, Uma Reflexão sobre o Filme Documentário Universidade da Beira Interior Doutoramento 2006
Ana Manuela Silva Teodoro O elogio do teatro pelo cinema Universidade de Lisboa Mestrado 2006
Maria de Fátima Chinita da Mata O Espectador (in)visível: reflexividade na óptica do espectador em "Inland Empire", de David Lynch. Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2007
João Miguel Marques Branco O estereótipo do jovem da Banlieue de Paris : análise das suas representações cinematográficas na aula de FLE Universidade Aberta Mestrado 2009
Karoline Leandro Santos O Feminino no Cinema: as comédias românticas teens dos anos 90 Universidade da Beira Interior Mestrado 2021
Rita Palma O futuro num vão de escadas: a ficção científica no cinema português Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2009
Salomé Lopes Coelho O gesto da travessia e o contacto com o ritmo vital. Sobrevivências do ekstasis no cinema. Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2021
Sandra Fernandes Nunes "O homem da câmara de filmar" como obra futurista e o posicionamento ético de Dziga Vertov Universidade do Porto Mestrado 2007
Maria José Alves Veiga O humor na tradução para legendagem: Inglês/Português Universidade de Aveiro Doutoramento 2006
Carla Marina M. J. Simões Soares O imaginário fantástico de Tim Burton : exemplos de gótico moderno Universidade Aberta Mestrado 2008
Henrique Muga O imaginário na obra cinematográfica de João César Monteiro Universidade Fernando Pessoa Doutoramento 2015
Jorge Seabra O Império e as Memórias do Estado Novo: os Heróis de Chaimite Universidade de Coimbra Mestrado 1993
Tânia Neves Correia "O lado solar do tempo do fascismo" : Lisboa sob o olhar do novo cinema português Universidade de Coimbra Mestrado 2015
Rui Jorge de Sousa Coelho O Meu Ponto de Vista é um Ponto de Escuta. O Poder do Som nos Filmes de Manoel de Oliveira Universidade do Minho Doutoramento 2015
Cinara Paralta Pisco O Mistério das Origens. A produção de cinema de terror em Portugal Universidade de Aveiro Mestrado 2015
Filipe Luz O Movimento na Animação: Para uma reclassificação Digital Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2014
Paulo Manuel Ferreira Cunha O Novo Cinema Português. Políticas Públicas e Modos de Produção (1949-1980). Universidade de Coimbra Doutoramento 2015
Susana Isabel Rainho Viegas Ontologia da imagem-cristal: uma introdução à estética do virtual em Gilles Deleuze Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2005
Márcia Norte Lamy O Ponto P do Cinema - Eisenstein e o choque do pensamento Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2011
Carlos Ruiz Carmona O processo de omissão na construção da narrativa no filme documentário: análise de um estudo de caso Universidade Católica Portuguesa Doutoramento 2012
Ana Patrícia Marabuto Neves O puzzle e o jogo do crime : a adaptação cinematográfica da ficção de Agatha Christie Universidade de Aveiro Mestrado 2007
Margarida Maria Acciaioli Homem de Campos Tavares de Brito Os Cinemas de Lisboa: Um Fenómeno Urbano do séc. XX Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1982
António Maria Teixeira Cardoso Ferreira Os festivais de cinema em Portugal: estudo de caracterização e o seu contexto no panorama português Instituto Universitário de Lisboa Mestrado 2018
Paulo Manuel Ferreira Cunha Os Filhos Bastardos. Afirmação e Reconhecimento do Novo Cinema Portugues (1967-74) Universidade de Coimbra Mestrado 2005
Eduardo Geada Os mundos do cinema: modelos dramáticos e narrativos no período clássico Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 1997
Cristina Barcoso O Zé Analfabeto no Cinema: Cinema na Campanha Nacional de Educação de Adultos de 1952 a 1956 Universidade de Lisboa Mestrado 1999
Rayman Aluy Virmond Juk Paisagens Temporais: Paisagem, Fotografia e Duração em Sudoeste (Eduardo Nunes, 2011) e DRVO: A Árvore (André Gil Mata, 2018) Universidade da Beira Interior Mestrado 2020
Thuanny Vieira Silva Palmas, eu longe/gosto de tu! Produção e Circulação de Cinema no Tocantins Universidade da Beira Interior Mestrado 2017
Hobbes Aclides Góbiras Tavares Lacerda Para a (des)construção dos estereótipos cinematográficos masculinos : o cinema de Todd Solondz Universidade Aberta Mestrado 2005
Carlos Miguel de Sá e Melo Ferreira Para além das poéticas do cinema: o cinematógrafo Universidade Nova de Lisboa Outro (favor especificar no campo das observações) 2001
Eduardo Jorge Esperança Para uma ontologia do arquivo de imagens em movimento Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1989
Sérgio Luís Ferreira Simão Taborda Taborda Percepção e presença: o corpo na escultura, cinema e biotecnologias Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1999
Maria Ondina Coelho Pires Percursos de transgressão juvenil no discurso fílmico de "Scorpio Rising" Universidade Aberta Mestrado 2007
Maria Teresa Queirós Magno Leitão Peter Bogdanovich: ícone da Pós-modernidade? Universidade Aberta Mestrado 2000
Paula Marçalo Viegas Pier Paolo Pasolini: a trágica mimese Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1997
José Alberto Ribeiro de Campos Martins Pinto Polifonias do documentário:linguagens sonoras e plasticidades documentais 1930 -1940 Universidade do Porto Mestrado 2007
Inês Sapeta Dias Por o cinema a pensar de dentro: a programação cinematográfica como hipótese Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2010
Maria José Casal-Ribeiro Print the legend: para a discussão de uma mitografia do Western. Universidade de Lisboa Doutoramento 2003
Patrícia Silveirinha Castello Branco Processos de abstracção nas linguagens visuais: pintura, cinema, arte vídeo e videoclips Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1998
Ana Bela Morais Processos de cicatrização: qual a profundidade das feridas? Uma leitura da violência em sete filmes contemporâneos Universidade de Lisboa Doutoramento 2011
Estela Maria dos Santos Cunha Projecções e figurações do Eu na pintura e no cinema: as obras de Jacques Monory e de Jean-Luc Godard como lugar de uma problemática Universidade Nova de Lisboa Mestrado 1995
Natália Maria Azevedo Casqueira Práticas de recepção cultural e públicos de cinema em contextos cineclubísticos Universidade do Porto Mestrado 1997
João Pedro Sousa Cardoso Práticas e recepção do vídeo em Portugal Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2004
Marco Aurélio de Oliveira Jesus Pós-modernismo com características chinesas: media e política nas imagens cinemáticas da pós-nova era Universidade de Aveiro Mestrado 2005
Marta Maria Araújo Miranda Public Policies for Cinema in Portugal: the Non-commercial Film Exhibition Sector Universidade do Porto Mestrado 2020
Sérgio Paulo Guimarães Relações intersemióticas entre o cinema e a literatura: a adaptação cinematográfica e a recepção literária do cinema Universidade do Minho Mestrado 2000
Jorge Manuel Guedes Silva Mota Representações dos africanos-americanos em "Do the right thing" de Spike Lee Universidade Aberta Mestrado 1999
Inês Isabel Salvador Cerqueira Representações em filme de paternidade e da família americana em crise Universidade de Aveiro Mestrado 2005
Silvia Azevedo Representação da sexualidade não normativa no cinema - o caso português Universidade da Beira Interior Mestrado 2010
Daniel Ribas de Almeida Retratos de Família: a Identidade Nacional e a Violência em João Canijo Universidade de Aveiro Doutoramento 2014
Carlos Miguel Fernandes Leite Mateus Science-Fiction - contributions for the strategy of a remake: "The thing from another world" by Christian Nyby/Howard Hawks & "The thing from another world" by John Carpenter Universidade de Lisboa Mestrado 2004
Joana Isabel Fernandes Duarte «Se não se podem ver filmes, leiam-se as revistas». Uma abordagem da imprensa cinematográfica em Portugal (1930-1960). Universidade do Porto Mestrado 2018
Diana Neiva Será possível fazer filosofia através do cinema? – Sobre a forma como métodos e pressupostos metafilosóficos afectam as teorias. Universidade do Porto Mestrado 2017
José Guilherme Morato Pinto dos Santos Ser tocado pela verdade sabendo que tudo é falso - A herança expressiva do cinema de João César Monteiro no cinema de Miguel Gomes Universidade do Porto Mestrado 2016
Paula Cristina Freire Guerra Moura de Carvalho Six feet under : a temática da morte nos Estados Unidos da América Universidade Aberta Mestrado 2009
Inês da Silva Beleza Barreiros Sob o olhar de deuses sem vergonha: cultura visual e paisagens contemporâneas Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2006
Marco António Couto Sousa Star Wars: fuga para o mito Universidade de Aveiro Mestrado 2012
César Augusto Gomes Lopes Strangers on a train: do romance de Patricia Highsmith ao filme de Alfred Hitchcock Universidade de Lisboa Mestrado 1997
Sérgio Dias Branco Strung Pieces: On the Aesthetics of Television Fiction Series University of Kent Doutoramento 2010
Paula Maria Gonçalves Soares Teoria da integração: uma poética da alma : criatividade e auto-conhecimentos : para uma biografia fílmica de Wim Wenders Universidade de Évora Doutoramento 2003
Ângela Natália Pinto Nunes da Costa Teoria do Cineasta O Mundo pelo olhar de Kazuhiro Soda Universidade da Beira Interior Mestrado 2015
João António de Oliveira Gonçalves Rapazote Territórios Contemporâneos do Documentário - O Cinema Documental em Portugal de 1996 à Actualidade Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2006
Nuno Alexandre Gaspar da Silva Oliveira Barroso The Effects of Product Placement, in Films, on the Consumers’ Purchase Intentions Instituto Universitário de Lisboa Mestrado 2011
Constança Augusta da Silva Coelho "The Quiet American" : um filme, uma leitura da história Universidade Aberta Mestrado 2006
Catarina Mourão The Wolf’s Lair. Dreams and fragmented memories in a first-person essay film The University of Edinburgh Doutoramento 2016
Tiago Baptista Tipicamente Português. O cinema ficcional mudo em Portugal no início dos anos vinte. Universidade Nova de Lisboa Mestrado 2003
Ana Paula Machado Barroso Transfigurações da cidade no cinema de Mulholland Drive : o espaço como registo referencial de sonhos, de memórias e de fantasmas Universidade Aberta Mestrado 2007
Isabel Maria Baptista Brissos Traços e Destinos - O Cinema Português e a representação das drogas (1993-2003) Universidade Técnica de Lisboa Mestrado 2006
Júlia Freitas Ribeiro Trapézio Universidade Católica Portuguesa Mestrado 2002
Sérgio Bordalo e Sá Triunfos e contradições da vontade: para uma releitura de Lopes Ribeiro e Leitão de Barros no contexto do cinema de propaganda Universidade de Lisboa Doutoramento 2013
Pedro Pinho Neves Uma exploração da agência em videojogos Universidade do Minho Doutoramento 2017
Maria Clara Magalhães Marta Um estudo sobre as representações do espaço em SMOKE Universidade Aberta Mestrado 2002
Luis Andre Ferreira Azevedo Um mapa da sensibilidade ensaística: Do literário ao audiovisual Universidade da Beira Interior Mestrado 2016
Jaime Lourenço Um Olhar sobre o Jornalismo de Cinema na Televisão Portuguesa: O Caso do Cinebox da TVI24 Escola Superior de Comunicação Social Mestrado 2016
Leonor Areal Calvet Um país imaginado - Ficções do real no cinema português Universidade Nova de Lisboa Doutoramento 2008
Manuela Penafria Unidade e Diversidade do Filme Documentário Universidade da Beira Interior Mestrado 1998
Pedro José da Cruz Sousa Félix Viagens na minha terra Universidade Católica Portuguesa Mestrado 2001
Elsa C. S. Andrade Machado Vigilantism, masculinity and star image in Hollywood cinema Universidade de Aveiro Mestrado 1998
Sofia Lopes Borges Violence and Invisibility during Salazarism: The Politics of Visibility Through the Films 48 and O Alar Da Rede University of London Mestrado 2018
Luís Nogueira Violência e Cinema: Monstros, Soberanos, Ícones e Medos Universidade da Beira Interior Mestrado 2001
Cristina Manuela Mendes de Araújo Violência sexual e famílias disfuncionais no cinema americano contemporâneo Universidade do Minho Mestrado 1996