Edimara Lisboa
Aparecida de Fátima Bueno
Nesta dissertação, o filme Palavra e Utopia (2000), espécie de biografia do padre Antonio Vieira, será o centro norteador de um estudo da cinematografia de Manoel de Oliveira, baseado, principalmente, na questão do eterno retorno nietzschiano. Por meio desse conceito filosófico, procuraremos esclarecer a presença (e insistência) de alguns motivos privilegiados pelo cineasta português. Em especial, a temática da memória e a presença do sebastianismo. Conforme as necessidades da análise, abordaremos a biobibliografia de Antonio Vieira, procurando resgatar a tessitura de sua referencialização (direta ou indireta) neste e em outros filmes do cineasta. Com isso, esperamos contribuir para os estudos da obra de Oliveira, bem como esmiuçar a específica leitura que ele faz do texto e contexto do escritor seiscentista. A discussão girará em torno da construção do personagem fílmico Antonio Vieira, por meio do qual é possível acessar a leitura oliveiriana de algumas questões vieiristas.
In this dissertation, the movie Palavra e Utopia (2000), a sort of Father Antonio Vieiras biography, will be the guideline of a study of the Manoel de Oliveiras cinematography based, mainly, on the nietzschean eternal return issue. Following this philosophical concept, we will manage to clarify the assumption (and persistence) of a handful of evident motives brought by the portuguese film-maker. Essencially, we will research Antonio Vieiras bibliography, managing to retain his mentioning texture (directly or undirectly) on this or others films of this same film-maker. By doing so, we expect to contribute in the research of Manoel de Oliveiras work, such as to expose his objective reading of the text to the context of the seventeenth-century author. The discussion will revolve around the construction of filmic character Antonio Vieira, through which you can access oliveiriana reading of some issues vieiristas.
Manoel de Oliveira
Antonio Vieira
Literatura e Cinema
Sebastianismo
Manoel de Oliveira
Antonio Vieira
Literature and Cinema
Sebastianism
Memory
LISBOA, Edimara. Eterno Regresso: biografia como espaço de memória e reflexão. Portugal sobre-enquadrado por Manoel de Oliveira. São Paulo, 2013. 170 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.