A Produção Cinematográfica no Contexto Académico
Adriano Nazareth
Co-Orientador 1
Carlos Ruiz Carmona
O cinema americano proveniente de Hollywood, é o cinema mais visto no mundo. A sua influência não conhece fronteiras, os orçamentos atingem limites, quebram recordes, e os lucros financeiros são astronómicos. É de lá que surgem as estrelas de cinema mundiais, é para lá que vão aqueles que querem ser estrelas. No entanto, a origem das influências de Hollywood está directamente relacionada com a criação e ascensão do próprio país, que tal como o cinema, descende do velho continente, a Europa. Como emergiu o cinema de Hollywood? Quais foram os agentes responsáveis pelo seu domínio, e quais as consequências para a Europa e o seu cinema? Paralelamente a esta batalha cinematográfica, cultural, e económica, surge o cinema português, acorrentado, reprimido, sem possibilidades de sucesso face ao regime ditatorial que se viveu em Portugal até 1974. Como recuperou o cinema português, e como geriu a sua repentina liberdade? Como se formou o seu público, e que resumo social determinou a divisão interna do cinema português, permitindo o domínio da cultura americana em Portugal? Esta dissertação pretende encontrar os paralelismos entre estes acontecimentos socioculturais, definir o estado em que se encontra o cinema em Portugal, e o funcionamento dos órgão de financiamento que suportam a frágil estrutura estabelecida no país, assim como o papel do produtor no contexto cinematográfico português, e possíveis soluções para a criação de condições sólidas e fidedignas. Pretende da mesma forma relacionar-se com o Projecto Final de Mestrado em Som e Imagem, especialização em Cinema e Audiovisual, no âmbito da curta-metragem de ficção “Manifesto dos Danados”, em que assumi o cargo de produtor, assim como visa escrutinar esse papel num contexto académico, procurando problemas e apresentando soluções para se poder fazer cinema independente.
Hollywood’s American cinema is the most seen worldwide. Its influence knows no boundaries, budgets go to the limit breaking records, and the financial revenues are astronomical. The movie stars are there, and those who want to become stars must go there. However, the origins of Hollywood’s influences are directly related with the creation and rising of its own country, which like cinema, descends from the old continent, Europe. How did Hollywood’s cinema emerge? Which were the agents responsible for its domination, and were the consequences for European cinema. At the same time that this cinematographic, cultural, economical battle was taking place, Portuguese cinema appears, chained, suppressed, with no real chance of success while facing dictatorship regime till 1974. How did Portuguese cinema recovered, and how did it manage its freedom? How did the public become the audience, and what social measures determined Portuguese cinema internal division, which allowed it to be controlled by the American pop culture. This dissertation intends to look for the relation between these social, cultural happenings, to define the place where Portugal’s cinema stands, and the functioning of the financial organs that support a fragile structure, as well as the producer’s role in the Portuguese cinematographic context, and possible solutions to create good and trustful conditions. It intends to relate to the Masters in Sound and Image Final Project, specializing in Cinema and Audiovisual, regarding the fiction short-film, “Manifesto dos Danados”, in which I assumed the producer’s position. It also speaks about the producer’s major influence in an academic point of view, trying to solve problems and bring solutions in order to make independent cinema in Portugal.
Cinema Português
Produção Cinematográfica
Cinema Académico
Portuguese Cinema
Film Production
Academic film
Tavares, Diogo. (2012). A Produção Cinematográfica no Contexto Académico. Dissertação de Mestrado em Som e Imagem. Universidade Católica Portuguesa.