Rui Luís Alves Pereira
Universidade de Lisboa
José Veríssimo
Efetuou-se um estudo experimental em contexto real num cinema, com o objetivo de compreender se os estímulos aromáticos podem influenciar o comportamento do consumidor, testar se o aroma ambiente é, ou não, um instrumento de marketing eficaz. O estudo foi realizado através de uma investigação quantitativa entre a presença e ausência de aroma ambiente na aferição de respostas dos espetadores no seu ambiente de cinema. A Investigação teve por base a revisão da literatura, para o enquadramento do tema e desenvolvimento do modelo conceptual conducente à formulação da questão de pesquisa e das hipóteses a testar, tendo como alicerce a construção do questionário e desenho da experiência. A coleta dos dados foi efetuada durante quatro semanas e teve por base pesquisas similares. As análises dos dados recolhidos incluíram técnicas de estatística descritiva e teste das hipóteses relativas à avaliação do cinema, do seu ambiente, dos seus produtos, dos gastos e por último da intenção de retorno do espetador ao cinema. Foram identificadas relações de causa efeito na presença de aroma, os resultados revelaram que a presença de aroma ambiente aumentou as avaliações testadas.
A real life experimental study was conducted in a movie theatre in order to try to understand if the aromatic stimuli can influence consumer behavior, that way testing if the aroma present in the environment is an effective marketing tool. The study was a quantitative investigation of the answers given by spectators in the presence or absence of aroma in their cinema environment. The research was based on a literature revision, in order to develop both the guidelines and the conceptual model, which in turn led to the formulation of the research question and the definition of the hypothesis to be tested, which constitute the basis upon which the questionnaire and experience design were construed. The data collection was performed during a period of four weeks and based on a similar research. Data was analyzed using descriptive statistics and hypothesis testing on movie theatre, environment, product and cost evaluations and finally the intention of the spectator to return to the movie theatre. Cause and effect relations were identified in the presence of aroma. The results showed that the presence of aroma in the environment increased the evaluations tested.
aroma ambiente
atmosfera
comportamento do consumidor
estímulos ambientais
estímulos olfativos
aroma in the environment
atmosphere
consumer behavior
environmental stimuli
olfactory stimuli
PEREIRA, Rui Luís Alves (2012). Aromas nos cinemas : estudo exploratório do impacto de estímulos olfativos na perceção de qualidade e consumo de produtos em salas de cinema. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa.
Mestrado em Marketing, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa.