Cartazes do cinema novo português
Mestrado
Maria do Carmo Kattau Tiermo de Andrade Lopes
Universidade de Lisboa
Elisabete de Jesus Rosado Rolo
O design e o cinema estão intimamente relacionados, pois o cartaz constitui um importante veículo de divulgação dos filmes. A especificidade do período 1962-1982, ditou que a investigação se centrasse no mesmo. Assim, este projecto de investigação tem como objectivo o estudo do cartaz no “Cinema Novo Português”. Este movimento foi resultado de uma necessidade de revitalização do cinema e aconteceu em torno da problemática de o mesmo poder, ou não, ser considerado arte e também da distinção entre cinema comercial e cultural. Para compreendermos melhor o arco temporal em estudo (e em concreto, os cartazes que nele se produziram) analisámos o contexto histórico-artístico e elencámos as diversas condicionantes que possam ter influenciado a evolução do cartaz. A recolha sistemática de cartazes do período do Cinema Novo Português, aferindo quem são os seus autores (pois há muitos que permanecem em anonimato) e indicando os elementos essenciais da sua catalogação (data, formato, técnica de impressão), serve de base à investigação e poderá constituir-se útil a estudos de outra natureza.
Design and cinema are closely related, as poster is an important vehicle of dissemination of films. The speficity of the period 1962-1982 dictated that research should focus on itself. Thus, this research project aims to study “Cinema Novo Português” posters. This movement was result of a need for revitalization of cinema and happened around the problematic of capicity or not to be considered art and also of the distinction between comercial and cultural cinema. In order to understand better the time frame under study (and specifically the posters produced on it), we analyze the historical-artistic context and list the various constraints that may have influenced the evolution of the poster. The systematic collection of posters from the period of “Cinema Novo Português”, checking who their authors are (as there are many who remain anonymous) and indicating the essential elements of their cataloging (date, format, printing technique), serves as a basis for research and may be eventually useful for studies of a different nature
Cartaz
Cinema novo
Design gráfico
Poster
Cinema novo português
Graphic design
LOPES, Maria do Carmo Kattau Tiermo de Andrade (2017). Cartazes do cinema novo português. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade de Lisboa.
Observações
Dissertação de Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.