1948-1965: O Declínio do Paradigma Clássico e a Emergência do Maneirismo de Hollywood
Doutoramento
Jorge Manuel Neves Carrega
Universidade do Algarve
Mirian Tavares
O presente trabalho, investiga as origens históricas e as características formais do maneirismo de Hollywood, através de uma análise da produção cinematográfica dos estúdios de Hollywood, entre o final da década de 1920 e o fim do chamado studio system (em meados da década de 1960). Tal como o maneirismo histórico, o maneirismo hollywoodiano constitui um fenómeno artístico complexo e contraditório, cujas origens remontam ao estilo germânico introduzido no cinema dos estúdios em final dos anos vinte, por cineastas europeus como F.W. Murnau, Paul Leni, Rouben Mamoulian e James Whale. Tendo eclodido no final da II Guerra Mundial, período que assinala o início crise do sistema social, cultural e industrial que havia originado o cinema clássico, o maneirismo de Hollywood nasceu de uma consciência do cinema em relação ao seu passado. Obrigado a concorrer com a chamada “modernidade” cinematográfica europeia e com a ficção televisiva (que se apropriara do modelo clássico), o cinema de Hollywood explorou novos temas e géneros cinematográficos e investiu na exibição da técnica e do aparato tecnológico, forçando os limites do paradigma clássico, através de uma retórica de efeitos maneiristas que, não implicando um corte radical com o classicismo, representou uma clara tentativa de renovação formal, levada a cabo por cineastas como Alfred Hitchcock, Vincente Minnelli, Douglas Sirk, Stanley Donen e Jerry Lewis. A coexistência de varias correntes estéticas no cinema do pós-guerra (1945-1968), período em que, a par das últimas grandes obras clássicas, o maneirismo enquanto manifestação estética emergiu como modelo dominante, permite-nos concluir que o chamado cinema “clássico” (do estúdios de Hollywood) incluiu também, desde cedo, um cinema maneirista.
This thesis researches the historical origins and the formal characteristics of Hollywood’s mannerist cinema, through an analysis of the Hollywood studio film production from the late 1920s through the end of the studio system (in the mid-1960’s). As historical mannerism, Hollywood mannerism is a complex and contradictory artistic phenomenon, whose origins date back to the highly stylized German style that European filmmakers such as F.W. Murnau, Paul Leni, Rouben Mamoulian and James Whale introduced in the studio system during the late 1920’s. Having broken out at the end of World War II, a period that signals the beginning of a major crisis of the social, cultural and industrial system that had originated the classical film style, Hollywood mannerism was born of a consciousness of cinema in relation to its past. Forced to compete with the so called "modern" European film movement and with popular television series (which had appropriated the classical style), Hollywood films started exploring new themes and genres, showing off the technique and technological apparatus, pushing the boundaries of the classical paradigm through a rhetoric of mannerist effects that, although not entailing a radical break with the classical style, represented a clear attempt at an aesthetic and formal renewal, carried out by filmmakers such as Alfred Hitchcock, Vincente Minnelli, Douglas Sirk, Stanley Donen and Jerry Lewis. The coexistence of several aesthetic tendencies in postwar cinema, a period during which, alongside the last great classical films, mannerism(s) emerged as the dominant style, allows us to conclude that the so-called "classical” cinema (of the Hollywood studios) also included a mannerist cinema.
Cinema de Hollywood
Paradigma Clássico de Hollywood
Maneirismo
Sistema dos Estudios
Film-Noir
Hollywood Cinema
Hollywood Classical Paradigm
Mannerism
Studio System
Film-Noir
CARREGA, Jorge Manuel Neves (2014). 1948-1965: O Declinio do Paradigma Clássico e a Emergência do Maneirismo de Hollywood. Tese de Doutoramento. Faro: Universidade do Algarve.