Por o cinema a pensar de dentro: a programação cinematográfica como hipótese
Inês Sapeta Dias
Universidade Nova de Lisboa
João Mário Grilo
Partindo da elaboração concreta de uma programação de cinema, este trabalho de projecto organiza o esquema de reflexão que permitirá constituir a programação cinematográfica como instrumento teórico, como exposição de um pensamento de cinema, através do próprio cinema. O objecto escolhido para essa elaboração específica (que ocupará a primeira parte deste trabalho) é a materialidade cinematográfica, escolhido por colocar de forma radical um problema fundamental em causa na programação: como mostrar, através da escolha e articulação de filmes, um problema teórico e abstracto, por natureza invisível? O desenvolvimento de um plano de trabalho a ser cumprido ao longo de estudos doutorais (na segunda parte) será a organização dos problemas que a construção dessa programação de cinema revelou.
Materialidade
Dias, Inês Sapeta (2010), Por o cinema a pensar de dentro: a programação cinematográfica como hipótese. Trabalho de Projecto de Mestrado em Ciências da Comunicação, Universidade Nova de Lisboa.
Repositório Digital