José Guilherme Morato Pinto dos Santos
Universidade do Porto
Vítor Almeida
João César Monteiro é um dos incontornáveis nomes da história do cinema português. Desenvolveu, ao longo do seu percurso, um estilo próprio e peculiar facilmente identificável. Cineasta e personagem controversa, tem vindo a influenciar intensamente uma geração de realizadores portugueses. Entre eles encontra-se Miguel Gomes, cineasta português contemporâneo, que está a construir uma obra reconhecida. O objectivo da dissertação é analisar o legado expressivo de César Monteiro, e a forma como ele se manifesta em Miguel Gomes. Vão ser, então, investigadas as características e os focos de contágio de Monteiro nos filmes de Miguel Gomes, recorrendo à análise e comparação expressiva da obra dos dois realizadores.
João César Monteiro is one of the leading names in the history of Portuguese cinema. Along his way, has developed a peculiar and easily identifiable style. Filmmaker and controversial character, Monteiro has been influencing a generation of Portuguese directors. Among them is Miguel Gomes, a contemporary portuguese filmmaker, who is building a recognized work. The aim of the dissertation is to analyze the significant legacy of César Monteiro, and the way it manifests in Miguel Gomes work, using analysis and comparison of the work of the two directors. Idioma: Português
João César Monteiro
Miguel Gomes
João César Monteiro
Miguel Gomes
Santos, José Guilherme Morato Pinto dos (2016), Ser tocado pela verdade sabendo que tudo é falso - A herança expressiva do cinema de João César Monteiro no cinema de Miguel Gomes. Dissertação de Mestrado em Multimédia, Universidade do Porto.