Práticas e recepção do vídeo em Portugal
João Pedro Sousa Cardoso
Universidade Nova de Lisboa
Na presente dissertação de mestrado, procurei abordar a inteligibilidade do vídeo em Portugal, isto é, estudar os modos de interpelação e de interpretação do fenómeno do vídeo em todas as suas implicações estéticas e sociais, por parte da imprensa sua contemporânea e dos agentes que com ele se relacionam directamente, seja no domínio prático ou no plano teorico-crítico. Optei por balizar a minha investigação no período cronológico compreendido entre finais dos anos 70 (momento de formação do núcleo de vídeo da Galeria de Belém e da instituição do vídeo no plano curricular da Escola Superior de Belas Artes do Porto) e meados dos anos 90, quando surgem os primeiros programas domésticos de montagem vídeo e a democratização do acesso às câmaras de vídeo é um facto. A partir de 1997, a substituição do vídeo analógico pelo vídeo digital é um processo em curso, fechando um ciclo tecnológico.
In the present master's degree dissertation, I tried to board the intelligibility of the video in Portugal, i.e. to study the ways of interpellation and interpretation of the video phenomenon in all his esthetic and social implications, be in the practical or in the theoretic and critic domains. I opted to set the bounds of my investigation in the chronological period understood between the ends of the 70's and middles of the 90 years, when appear the first domestic programs of edition (Premiere and Final Cut) and the democratization of the access to the video cameras is a fact. From 1997, the substitution of the analogic for the digital video is a current process, closing a technological cycle.
Technology
Lisboa: [s.n.], 2004