Um Olhar sobre o Jornalismo de Cinema na Televisão Portuguesa: O Caso do Cinebox da TVI24
Jaime Lourenço
Escola Superior de Comunicação Social
Filipa Subtil
A presente investigação apresenta as actividades desenvolvidas durante um estágio realizado no magazine de cinema da TVI24, Cinebox, bem como uma análise extensiva ao programa. Além deste olhar analítico apresentamos uma contextualização teórica em torno das conceptualizações de jornalismo de cinema, cinema, jornalismo cultural e cultura de massas. Uma vez que os estudos académicos sobre jornalismo de cinema são praticamente inexistentes, considerámos de grande pertinência focar o nosso olhar nesta especialização, utilizando-a como estudo de caso. Para isso, considerando as especificidades do jornalismo cultural e colocando o jornalismo de cinema no foco da nossa investigação, optámos por analisar a experiência de redacção do único programa de informação televisivo inteiramente dedicado ao universo cinematográfico com produção integrada numa redacção jornalística em Portugal, o Cinebox da TVI24. Este relatório de estágio não pretende ser apenas uma mera descrição das actividades realizadas durante o estágio, mas também uma reflexão crítica ao programa da TVI24. Esta reflexão é acompanhada de um exercício investigativo que procura explorar a expressão actual do jornalismo de cinema no panorama televisivo em Portugal, tendo como foco de investigação o programa de televisão Cinebox, analisando e compreendendo os conteúdos do programa; percebendo as tendências actuais do jornalismo de cinema segundo os moldes do Cinebox; e reconhecendo a importância e as limitações dos seus critérios editoriais.
The following research presents the activities performed during an internship, in the cinema tv magazine of TVI24, Cinebox, as well as an extensive analysis of the programme. Besides this analytical viewpoint, we present a theoretical context around the concepts of film journalism, cinema, cultural journalism and mass culture. Since academic studies of film journalism are practically non-existent, we considered of great relevance to place our attention here on this specialization, using it as our case study. Thereunto, considering the specifics of cultural journalism and placing film journalism as our focus for the investigation, we chose to analyze the redaction experience of the only informative televised programme, entirely dedicated to the cinematographic universe with an integrated production on a journalistic redaction in Portugal’s, TVI24’s Cinebox. This internship report doesn’t intend to solely be a mere description of the activities performed during said internship, but also an insight to TVI24’s programme. This insight is accompanied by an investigative exercise that seeks to explore the current expression of film journalism in the televised perspective of Portugal, the center of the investigation being the Cinebox programme, analyzing and comprehending it’s contents; understanding the current trends of film journalism according to Cinebox’s molds; and recognizing the importance and limitations of it’s editorial criteria.
Jornalismo Cultural
Jornalismo de cinema
Cultura de Massas
Cinebox
Journalism
Cultural Journalism
Cinema Journalism
Mass Culture
Cinebox
LOURENÇO, Jaime - Um olhar sobre o jornalismo de cinema na televisão portuguesa: o caso do Cinebox da TVI24. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2016. Relatório de estágio.