BASE DE DADOS

Título da Investigação
A Alegoria Histórica nos Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira
Tipo
Doutoramento
Autor(es)
Wiliam Pianco dos Santos
Instituição
Universidade do Algarve
Orientador
Ana Isabel Candeias Dias Soares
Co-Orientador 1
Samuel José Holanda de Paiva
Ano
2018
Resumo
Esta investigação defende que uma análise temática, formal e conceitualmente centrada sobre O Sapato de Cetim (1985), Non, ou a Vã Glória de Mandar (1990), Viagem ao Princípio do Mundo (1997), Palavra e Utopia (2000), Um Filme Falado (2003) e Cristóvão Colombo – O Enigma (2007), títulos da autoria do cineasta português Manoel de Oliveira, pode sustentar a configuração desse conjunto fílmico enquanto corpus. À seleção em causa propõe-se a denominação filmes de viagem de Manoel de Oliveira. Os filmes de viagem de Manoel de Oliveira são caracterizados por enredos que abordam episódios passados da história global, com ênfase sobre a história portuguesa, para que, por meio do uso da alegoria histórica como recurso narrativo, possam refletir acerca da atualidade geopolítica mundial, com especial atenção sobre o contemporâneo nacional. Nos títulos que compõem os filmes de viagem de Manoel de Oliveira, sustenta-se, há recorrentemente a presença de narrativas de viagem, nas quais destaca-se a interação entre a crítica da imagem eurocêntrica como modo de compreensão da história (nacional ou mundial) e a defesa dos feitos portugueses como contribuição fundamental para a globalização planetária. O presente trabalho argumenta que o discurso narrativo dos filmes de viagem de Manoel de Oliveira está constituído filme a filme, em diálogo permanente e complementar entre os enredos em causa, em razão de uma mensagem alegórica que relaciona passado e presente, bem como a partir do proveito de narrativas de viagem e do embate entre a crítica ao discurso eurocêntrico e o elogio à diferença portuguesa.
Abstract
This research argues that an analysis thematically, formally and conceptually centered on the Shoe of Satin (1985), Non, or the Vain Glory of Command (1990), Journey to the Beginning of the World (1997), Word and Utopia (2000), A Talking Picture (2003) and Christopher Columbus – The Enigma (2007), titles by Portuguese filmmaker Manoel de Oliveira, can sustain the configuration of that filmic set as a corpus. For that selection the designation of Manoel de Oliveira’s travel movies is proposed. Manoel de Oliveira’s travel movies are characterized by plots, which approach past episodes from global history, with emphasis on Portuguese history, so that with historical allegory as a narrative resource they can reflect about current geopolitical world with special attention to the contemporary national. In the titles that make up Manoel de Oliveira’s travel movies there is the recurrence of travel narratives, in which the interaction between the critique of the Eurocentric image as a way of understanding the history (national or worldwide) and the defense of Portuguese achievements as a fundamental contribution to planetary globalization is highlighted. This work argues that the narrative discourse of Manoel de Oliveira’s travel movies is constituted film by film, in a permanent and complementary dialogue between the referred plots. This is due to an allegorical message that relates past and present as well as to the benefit of travel narratives and the confrontation between critique of the Eurocentric discourse and praise for the Portuguese difference.
Palavras-chave 1
Manoel de Oliveira
Palavras-chave 2
Filmes de viagem
Palavras-chave 3
Alegoria histórica
Palavras-chave 4
Crítica da imagem eurocêntrica
Palavras-chave 5
Diferença portuguesa
Keywords 1
Manoel de Oliveira
Keywords 2
Travel movies
Keywords 3
Historical allegory
Keywords 4
Critique of the Eurocentric image
Keywords 5
Portuguese difference
Publicação
SANTOS, Wiliam Pianco dos (2018). A Alegoria Histórica nos Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira. Tese de Doutoramento. Faro: Universidade do Algarve.
Observações
Tese de Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes no Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.