BASE DE DADOS

Título da Investigação
A Narrativa Audiovisual: O Cinema e o Filme Publicitário
Tipo
Mestrado
Autor(es)
Ana Margarida da Costa Ribeiro
Instituição
Universidade do Minho
Ano
2008
Resumo
Os filmes publicitários dos dias de hoje têm como principal finalidade captar a atenção do espectador, surpreendendo-o e seduzindo-o emocionalmente, recorrendo ao expoente máximo da linguagem audiovisual. Considerando a intensidade da sua narrativa, assistimos a um anúncio publicitário como se de uma narrativa cinematográfica se tratasse. Procurou-se entender como é que as produções audiovisuais publicitárias são influenciadas de modo a adquirir este cunho cinematográfico. Chegou-se assim à construção da hipótese de partida para esta dissertação, que procura entender de que modo é que a narrativa audiovisual publicitária se aproxima à narrativa audiovisual cinematográfica.
Abstract
Advertising movies of our time have as a main goal to capture the viewer’s attention. The intention today is to leave the viewer emotionally surprised and seduced, resorting to the highest exponent of the audiovisual language. Regarding the intensity of its narrative, we watch an advertisement as if it were a cinematographic narrative. We tried to understand how the advertising audiovisual productions are influenced so as to acquire this cinematographic form. This way, we came to the construction of this dissertation’s starting point, which tries to understand how the advertising audiovisual narrative resembles the cinematographic audiovisual narrative.
Palavras-chave 1
Narrativa
Palavras-chave 2
Audiovisual
Palavras-chave 3
Cinema
Palavras-chave 4
Publicidade
Palavras-chave 5
Produção
Keywords 1
Narrative, Audiovisual, Cinema, Advertising, Production, Rhythm
Publicação
[Braga] : [s.n.], 2008
Observações
Dissertação orientada pelo Professor Doutor Nelson Troca Zagalo