BASE DE DADOS

Título da Investigação
O Movimento na Animação: Para uma reclassificação Digital
Tipo
Doutoramento
Autor(es)
Filipe Luz
Instituição
Universidade Nova de Lisboa
Orientador
Jorge Manuel Martins Rosa
Ano
2014
Resumo
No enquadramento de estudos em cinema de animação, a proposta de investigação que aqui apresentamos tem como objectivo central procurar uma clara e original definição de animação, que possa se ajustar às recentes transformações que a manipulação digital veio permitir ao processo criativo de produção de imagem em movimento. O problema inicial que se coloca neste trabalho é poder analisar se um determinado conteúdo é ou não animação, pois a experiência a que se assiste hoje na produção digital de filmes de animação, cinema ou televisão, parece remeter para domínios, conceitos ou métodos de produção que se afastam do tradicional processo de animação e obrigam a repensar o próprio conceito de animação. Quais os reflexos da manipulação digital para o processo criativo da animação? De que modo a composição de conteúdos em formato digital se opõe ao tradicional conceito de animação? Quais os reflexos gerados na criação do movimento animado e que relação têm com o espectador? Estas questões tornam-se relevantes no enquadramento do ensino do cinema, da animação ou de artes visuais, obrigando a redefinir novas orientações pedagógicas e estratégias produtivas. De igual modo, avaliar se a atracção pelos novos conteúdos animados são fruto das novas transformações digitais, ou apenas reflectem o desejo de atracção humana pela máquina, pode ajudar a esclarecer a auto-representação na animação e, por conseguinte, reclassificar a animação neste período de profunda intermediação digital.
Abstract
The present research aims to establish a clear and original definition for animation, within the scope of animation studies that can be adapted to recent changes which digital manipulation has allowed the creative process moving image production. The first problem arising from this task is to analyse whether a particular content is animated or not, because the experience that we are witnessing today in the production of digital animation videos, movies or TV, seems to refer to fields, concepts or production methods that deviate from the traditional animation process, and force us to rethink the concept of animation. What are the consequences of digital manipulation to the creative process of animation? How the composition of content in digital format opposes the traditional concept of animation? What are the reflexes generated in the creation of animated motion and what relationship can be established with the viewers? These issues become relevant in the framework of film, animation or visual arts studies, forcing us to redefine new approaches to education and production strategies. Similarly, evaluating if the appeal for new animated content are the result of new digital transformations, or just a reflection of human attraction to the machine can help clarify the self-representation in animation and therefore reclassify the animation in this period of profound digital intermediation.
Palavras-chave 1
Animação
Palavras-chave 2
Movimento
Palavras-chave 3
Manipulação Digital
Palavras-chave 4
Auto-representação
Keywords 1
Animation
Keywords 2
Movement
Keywords 3
Digital Manipulation
Keywords 4
Auto-reflexivity
Publicação
Luz, Filipe (2015). "O Movimento na Animação: para uma reclassificação digital", Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.Lisboa, Universidade Nova de Lisboa.